segunda-feira, 9 de junho de 2014

Estudo: Recebendo poder e autoridade de Jesus

Lucas 9.1-6: Reunindo os Doze, Jesus lhes deu poder e autoridade para expulsar todos os demônios e curar doenças, e os enviou a pregar o Reino de Deus e a curar os enfermos. E disse-lhes: Não levem  nada pelo caminho: nem bordão, nem saco de viagem, nem pão, nem dinheiro, nem túnica extra. Na casa em que vocês entrarem, fiquem ali até partirem. Se não os receberem, sacudam a poeira dos seus pés quando saírem daquela cidade, como testemunho contra eles. Então, eles saíram e foram pelos povoados, pregando o evangelho o fazendo curas por toda parte.

                O que nos levou a entregar a vida a Jesus? Foi o reconhecimento de que Ele tem poder e autoridade. Sim, muito poder e autoridade!  Aqui em Lucas 9.1, temos as palavras dynamis exousia.  A primeira aparece 118 vezes no NT e significa “poder”, “força”. A segunda, 108 vezes, e significa “poder para dar ordens”.  Assim, o texto bíblico é claro ao afirmar que Jesus deu aos seus discípulos algo muito especial.

Reconheça que Jesus têm PODER e AUTORIDADE. Jesus nunca foi um “usurpador”.  Usurpador é aquele que assume uma condição para a qual não tem direito. Jesus tem o direito de criação e também de redenção sobre todas as coisas criadas (Col 1.15-17). Basta olhar para as narrativas que antecedem ao capítulo 9 de Lucas.

As forças da natureza estavam sob o poder e a autoridade do Messias. Isto é claro no episódio quando o Senhor ordenou e a tempestade cessou (Lc 8.22-25). Em Lc 8.25, temos a demonstração do poder e da autoridade de Jesus frente à legião de demônios que atormentava o homem geraseno. Em seguida, a demonstração do poder e da autoridade de Jesus frente às doenças, ao curar a mulher do fluxo de sangue (Lc 8.46,47). Por fim, o poder e a autoridade em face da morte, ao ressuscitar a filha de Jairo (Lc 8.50-56).

PODER E AUTORIDADE para o exercício do ministério. Essencialmente, o poder e a autoridade foram dados aos discípulos como recursos para que executassem a Obra de Deus. A Obra era pregar o Reino de Deus (v. 2).  O verbo “pregar” traduz o trabalho de um arauto. O trabalho do arauto é tornar a mensagem do Rei conhecida. Ele é o “porta-voz” do Rei. Assim, é fácil entender que Deus quer que a mensagem do Reino chegue ao conhecimento de todas as pessoas. A mensagem que Deus quer que saia dos nossos lábios é esta: Há um lugar para você no Reino de Deus.

PODER E AUTORIDADE para expulsar demônios. Por que será que os pregadores da mensagem do Reino precisam de poder e autoridade para expulsar demônios?  Porque as pessoas que vão ouvir a mensagem precisarão sair do “império das trevas”. Sim, nós também éramos cativos neste império maligno, até que conhecemos a mensagem do Reino. A autoridade que o Senhor nos dá, a nós que exercemos o ministério de comunicar a mensagem do Reino, é para pisarmos serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo (Lc 10.19).  Em Lucas 10.17, temos o relato de que a equipe de 72 discípulos de Jesus estava maravilhada com o fato de os demônios se submeterem a eles.

PODER E AUTORIDADE para curar. O próprio Messias resumiu a obra dos demônios com três verbos: matar, roubar e destruir (Jo 10.10).  Por isso, enquanto subjugadas no império das trevas, as pessoas sofrem e adoecem emocional, moral e fisicamente.  O Rei que nos governa é Jeová Rafá, o Deus que cura.

PODER E AUTORIDADE para ministrar nesta célula. Aponte para as pessoas presentes nesta célula os versos 4 e 5 de Lucas 9.  Mostre que estamos exatamente na estratégia que Jesus deu aos seus Doze – que inclusive em nossa Igreja utilizamos esta linguagem. Jesus alertou seus Doze de que haveria casas que os receberiam, porém outras casas e até cidades não. Explique o que significa “sacudir a poeira dos pés”, como um sinal de que aquelas pessoas tiveram sua chance e desperdiçaram. Diga às pessoas que estão sendo ministradas por esta Palavra que esta é a chance que Deus lhes está dando de se colocarem sob o governo do Rei dos Reis, Jesus.

ORE COM AS PESSOAS. Leve-as a reconhecerem o Poder e a Autoridade que Jesus tem sobre tudo o que foi criado. Ajude-as a declarar que rompem completamente com as trevas. Esta é uma boa ocasião para você incluir em sua oração a súplica por cura dos participantes de sua célula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A